Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Gol contra o Cruzeiro deixa Endrick, do Palmeiras, próximo de recorde de Ronaldo Fenômeno

Camisa 9 do Verdão marcou 12 vezes em 2023 com apenas 17 anos

O jogador Endrick, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Cruzeiro EC, durante partida válida pela trigésima oitava rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, no Estádio do Mineirão. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Endrick marcou o 11º gol no Campeonato Brasileiro de 2023 no jogo do título do Palmeiras, contra o Cruzeiro, no estádio do Mineirão. O gol do jovem de 17 anos fez ele superar o número de Neymar na mesma idade e se aproximar do recorde de Ronaldo Fenômeno.

O camisa 9 do Palmeiras colocou o nome na história ao superar Diego Ribas e Neymar com mais gols feitos por um jogador com menos de 18 anos no futebol brasileiro. Com 11, fez um a mais que a dupla que marcou dez vezes nas edições de 2002 e 2009, segundo levantamento do Espião Estatístico, do GE.

O recorde segue nas mãos, ou nos pés, de Ronaldo Fenômeno. Aos 16 anos, o atacante histórico marcou 12 vezes pelo Cruzeiro em 1993. Hoje dono da SAF da Raposa, o ex-atacante também tem história cruzada com Endrick quando no mesmo ano de 1993, foi o jogador mais novo a ser convocado pela Seleção Brasileira desde Pelé e Edu.

Na temporada como um todo, Endrick fez 54 jogos e marcou 14 vezes, além de ter crescido em momento decisivo do ano. Até outubro, em nove meses de jogos, o atacante havia marcado sete vezes. Na reta final do Brasileirão, se tornou titular com Abel Ferreira, marcou mais sete vezes em pouco mais de um mês e foi decisivo na conquista do dodecacampeonato do Verdão.

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.